No mundo virtual, as regras de boa convivência são as mesmas. Antes de postar no Facebook ou Instagram, pense duas vezes se não irá te prejudicar e incomodar ou até mesmo agredir alguém. Separamos algumas dicas de etiqueta para te ajudar nas redes sociais.
- Ao escolher a foto do seu perfil, pergunte-se o que ela vincula a sua imagem pessoal. Evite poses sensuais ou avatares.
- Não lote o feed de seus amigos com fotos do pet, do seu prato ou de crianças. Ainda que sejam muito legais, o overload pode ser enfadonho.
- Não fale tanto de você. O excesso de informação pessoal – muitas vezes absolutamente desinteressante – a fará parecer narcisista.
- Ao compartilhar, tome cuidado para checar a veracidade da informação. Denúncias podem ser falsas, assim como muitos textos são atribuídos aos autores errados.
- Não é bacana curtir posts sobre mortes e tragédias. Algumas pessoas acham que isto demonstra compaixão, mas, na verdade, é uma tremenda gafe.
- Antes de marcar alguém, pergunte se pode. Sua amigo pode não gostar, principalmente se o expor demais. Ah, e nada de ser egoísta e colocar fotos em que apenas você está bem.
- Lembre-se que há um serviço de mensagens privadas no Facebook. Não dê recados ou cobre algo pelo status do perfil. Nem o utilize como se fosse chat.
- Evite desabafos e xingamentos. Eles podem chegar a uma audiência muito maior do que você imagina e comprometer sua imagem. Cuidado especial com assuntos de trabalho, que podem causar sua demissão.
Aproveite as redes sociais com muito mais sabedoria!