Ela vem acompanhada de muito choro, irritação e desconforto. Longo de ser um problema grave, a cólica geralmente é fruto do processo de maturação do aparelho digestivo do bebê, que ainda está se aprendendo a processar e digerir o leite materno.
O problema também pode ser causado pelo excesso de gases e é reflexo da alimentação da mamãe, cujas substâncias consumidas passam diretamente para o pequeno, através da amamentação. Abaixo, listamos 10 perguntas e respostas para você saber mais sobre o que é mentira e o que é verdade quando o assunto é a cólica do seu filho.
1- TODO CHORO É DE CÓLICA?
Não, o motivo do choro do bebê também pode ser sono, fome ou alguma dor. Como o choro é a única forma que os recém-nascidos têm para se comunicar nem sempre dá para identificar com precisão o problema.
2- QUAIS AS CAUSAS DA TEMIDA CÓLICA?
A cólica é a dor do tipo espasmo que ocorre devido a imaturidade do aparelho digestivo, estresse, deglutição de ar junto com as refeições ou pelo consumo de alimentos que provocam gases.
3- A CÓLICA DO BEBÊ PODE SER EMOCIONAL?
Sim. Como o bebê se comunica apenas pelo seu corpo, acaba expressando seu desconforto emocional na cólica. São as famosas reações psicossomáticas, semelhantes ao vômito em crianças mais velhas. O estresse da mãe e da família também influencia nas cólicas do pequeno, completa.
4- A CÓLICA DO BEBÊ É IGUAL A CÓLICA DA CRIANÇA?
Não. A maior causa da cólica em bebês ocorre por causa da imaturidade do intestino, que não consegue fazer movimentos peristálticos certinho. Já na criança, a cólica geralmente é causada por constipação.
5- NO CASO DAS LACTANTES, A ALIMENTAÇÃO MATERNA
INFLUENCIA NAS DORES ABDOMINAIS DO BEBÊ?
Sim. Existem alguns alimentos que a lactante ingere e que podem aumentar as cólicas do recém-nascido, como aqueles ricos em ferro (feijão) ou proteínas do leite de vaca.
6- COMO COMBATER ESTE DESCONFORTO?
Existem varias técnicas, como massagear as pernas e a barriga do bebê, aquecer o seu abdômen com uma bolsa de água quente e medicações especifica, lista a pediatra.
7- QUAIS ALIMENTOS PODEM PROVOCAR CÓLICAS?
Aqueles que aumentam a produção de gases, como repolho, brócolis, couve-flor, feijão, grão de-bico, ervilha e lentilha.
8- FAZER COM QUE O BEBÊ ELIMINIE OS GASES AJUDA A
AMENIZAR O PROBLEMA?
Sim. A mamãe pode fazer o famoso “movimento de bicicleta” com as perninhas do bebê ou massagear a barriguinha dele em movimentos circulares.
9- COMO EVITAR A DEGLUTIÇÃO DE AR?
Na amamentação, o bebê deve abocanhar todo o bico e grande parte da aréola, vedando a entrada de ar. Por fim, coloque o bebê para arrotar logo após a mamada.
10- A FUNCHICÓRIA FUNCIONA CONTRA ESTE MAL?
A funchicória é um medicamento em pó feito de duas plantas: o funcho e a chicória. O seu gosto doce acalma o bebê, mas ainda não há comprovação cientifica da sua eficácia contra as cólicas.
A CÓLICA É UMA DOR DO TIPO ESPASMO QUE OCORRE DEVIDO
A UMA IMATURIDADE DO APARELHO DIGESTIVO.
Fonte: Infomaternal